Piauí Terra Querida

Animação feita em flash

 
Terça, 29 de julho de 2014
Tamanho da Letra
RSS
 
Governador destaca produção de feijão em Alvorada do Gurguéia
26/06/2009 13:41
por Sérgio Fontenelle
Foto: Francisco Leal
Perímetro Irrigado em Alvorada do Gurguéia
Perímetro Irrigado em Alvorada do Gurguéia

O governador Wellington Dias visitou, nessa quinta-feira (25), o Perímetro Irrigado Vale do Gurguéia, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), no município de Alvorada do Gurguéia, localizado na região Sul do Estado. Ele destacou a produção experimental de sementes de feijão-caupi, sob a responsabilidade de agricultores familiares, assistidos tecnicamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Acompanhado da secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, o governador falou sobre a importância do cultivo de sementes de feijão, com alto valor comercial agregado. “Muitas vezes, temos que comprar sementes vindas de outros Estados; outras vezes, temos que deslocá-las vindas de regiões distantes do próprio Estado; aqui nós estamos experimentando duas variedades”, explicou, referindo-se às variedades do feijão-caupi.

Lá, no Perímetro Irrigado Vale do Gurguéia, as sementes estão sendo produzidas através de agricultura irrigada, com água proveniente dos abundantes aquíferos da região, conhecida mundialmente por seus poços jorrantes. São 23 hectares destinados à produção de sementes de duas variedades do feijão-caupi: a Sempre-Verde e a BR. “A vertente aqui, de se trabalhar com a produção de sementes, é porque ela gera mais renda”, ressaltou Wellington Dias.

Potencial comercial

O governador falou sobre o potencial comercial das duas variedades. “O Sempre-Verde é um feijão muito consumido em nossa região - é crescente o consumo dessa variedade -, é um feijão muito adaptado à nossa região, tem um ciclo curto”, acrescentou. “O outro, o feijão BR, é um feijão branco, um feijão muito adaptado também ao paladar de nossa região, mas principalmente ao mercado nacional e mercado internacional”, observou.

Wellington Dias informou que, apesar da relativa complexidade para se produzir sementes de variedades tão comerciais, os valores de comercialização são compensadores. “A vantagem é que se termina depois podendo vender um quilo de feijão como este aqui, entre R$ 4,00 e R$ 8,00, como semente. Então, isso exige de um lado uma forte assistência técnica e pesquisas. Nesse caso, contamos aqui com a qualificação da Embrapa, que é uma grande parceira do Piauí.”

O Perímetro Irrigado Vale do Gurguéia está implantado em área de 600 hectares, com uma população de 230 famílias, sendo que 160 irrigantes continuam em atividade. Além das sementes do feijão-caupi, os irrigantes se dedicam à fruticultura. O governador e sua comitiva - ele estava acompanhado do vice-governador Wilson Martins e do secretário da Fazenda, Antônio Neto, entre outras autoridades - visitaram também uma plantação de melancia irrigada.

Consumido no mundo

  Foto: Francisco Leal/CCom

Governador destaca feijão-caupi
Em breve, os irrigantes estarão cultivando as variedades de sementes de feijão em área de 300 hectares. “Esse feijão de corda, que também se chama caupi, que é um feijão típico do Nordeste, hoje se transforma numa grande cultura, plantado no Brasil inteiro, consumido no mundo inteiro”, afirmou Geraldo Eugênio de França, diretor-executivo da Embrapa, chamando a atenção para o potencial da atividade em fase de experimentação em Alvorada do Gurguéia.

“Há um mês, um pesquisador nosso, do Piauí, foi agraciado com o Prêmio Nacional da Embrapa, pelo trabalho mais relevante durante o ano de 2009, por trabalhar com feijão-caupi”, continuou Eugênio de França. “Um prêmio que realmente estabelece a nossa Embrapa no Estado do Piauí como uma das mais importantes da nação”, comemorou o dirigente, entusiasmado com o potencial da produção das sementes do feijão-caupi para o Piauí e seus agricultores familiares.

Após a participação no Dia de Campo promovido pela Embrapa no Perímetro Irrigado Vale do Gurguéia, a comitiva do governador se dirigiu à sede do Município de Alvorada do Gurguéia, onde participou de solenidade com os prefeitos de Alvorada, José Felix de Sousa, e de Colônia do Gurguéia, Francisco Carlos Amorim do Nascimento, com o coordenador do Dnocs no Piauí, José Carvalho, e o deputado estadual Fábio Novo, entre outras autoridades.

Anel viário

Atendendo a uma reivindicação do prefeito José Felix de Sousa, Wellington Dias anunciou a imediata recomposição do acesso de entrada da cidade e a construção de um segundo acesso, compondo o que seria o anel viário de Alvorada do Gurguéia. Também foram anunciadas a construção de um matadouro público e a conclusão de obras de implantação do sistema de abastecimento d’água em vários bairros.

Finalmente, o governador anunciou a implantação de um sistema de eletrificação urbana com iluminação pública, eliminando as gambiarras de um assentamento urbano. José Felix de Sousa agradeceu ao Governo do Estado pela atenção dedicada ao município de Alvorada do Gurguéia, já que as obras anunciadas durante a solenidade contemplam reivindicações consideradas prioritárias para a população local.



Imprimir esta página Enviar matéria

Outras Notícias do Dia

COMUNICAÇÃO
Coordenadoria de Comunicação Social - CNPJ - 05.810.478/0001-09
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 774 - Centro - CEP 64.000-160 - Teresina - Piauí Telefone: 86 2107 3313

Programação e Hospedagem: ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí