Internet melhora relação entre órgãos e facilita vida de servidores

01/03/2005 14:25
por Tom Lima


Os servidores públicos estaduais poderão dispor, até o final desta semana, no site da Empresa de Informática e Processamento de Dados do Piauí (Prodepi), na internet (http://www.prodepi.com.br), sua Declaração de Rendimentos para fins de declaração do Imposto de Renda. Esse é um dos recursos que o órgão está implantando para melhorar seus serviços e facilitar a vida dos usuários, sobretudo órgãos públicos estaduais e servidores.

O diretor-presidente da Prodepi, Antônio Torres da Paz, disse que outros serviços que estão sendo implantados com esse objetivo são a intranet, que vai conectar todos os órgãos do Poder Executivo; Serviço de Gestão de Pessoal, em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Estado de Goiás; sistema de consignação por órgão; um sistema de licitação e cadastro de fornecedores; e o histórico do contracheque on-line.

Intranet

O serviço de intranet já conta com 36 órgãos conectados. Segundo informações do diretor técnico da Prodepi, Rocha Neto, a intranet integra esses órgãos, agilizando o fluxo de informações. Para tanto, a empresa utiliza recursos técnicos, como linha privada de rádio e ADSL, que, entre outras vantagens, possibilitam aplicações corporativas no âmbito estadual, tais como administração da folha de pagamento, execução do serviço de contabilidade do Estado, protocolo da Secretaria da Administração, identificação civil e vários outros.

A intranet ainda possibilita a comunicação entre os órgãos. Atualmente, já estão disponíveis mais de mil contas de correio eletrônico (e-mail) pertencentes a funcionários públicos que usam esse recurso com grande redução de gastos em relação ao sistema convencional, que usa telefone, fax e automóveis.

Declaração de Rendimentos

Rocha Neto disse que, embora a Declaração de Rendimentos já esteja sendo distribuída na forma impressa pelos órgãos públicos aos servidores que declaram Imposto de Renda, até sexta-feira, 4, eles poderão obter o documento on line e em seguida, imprimir, da mesma forma como hoje acessam o contracheque. Para tanto, bastará digitar a mesma senha utilizada para obter o contracheque on-line.

Consignação

O novo sistema de consignação começa a funcionar em cerca de um mês. Quando ele estiver funcionando, o servidor público que queira retirar um empréstimo bancário terá a seu dispor uma operação mais simples e segura. O sistema também evitará fraudes.

Histórico do contracheque

Hoje, os servidores públicos estaduais podem obter, gratuitamente, cópias do contracheque desde janeiro de 2004. Até a próxima semana, eles poderão obter, também, o histórico de 2003.

Rede Estadual

Esse projeto ambicioso vai interligar as unidades administrativas estaduais (escolas, postos de saúde, postos fiscais etc) em todo o Piauí. Rocha Neto disse que esse é um projeto de médio e longo prazo que, se fosse implantado hoje, teria, de imediato, mais de 2 mil unidades administrativas estaduais atendidas.

O chefe da Divisão de Rede da Prodepi, Carlos Júnior, avalia que a Rede Estadual proporcionará desenvolvimento ao Estado, na medida em que recursos que hoje são gastos com telefone, fax, mala direta e viagens, por exemplo, serão aplicados na forma de investimentos.

Ele acrescentou que os projetos desenvolvidos pela Prodepi usam softwares livres, tanto para linguagem (PHP) e banco de dados (post gres) como para o sistema operacional, que é o Linux. Isso proporciona mais economia ao Estado.


Endereço da página:
http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=11559